O que é Arrocha?

O Arrocha é um ritmo musical originário da Bahia ele veio proveniente da seresta, influenciado pela música brega e o estilo romântico, com modificações que o tornaram, segundo seus adeptos, mais sensual.
Nascida na cidade de Candeias pelo tecladista e dono da banda Asas Livres que se chama Jailton Barbosa. Não é necessário ser tocado por uma banda completa. Normalmente são usados: um teclado arranjador, um saxofone e uma guitarra.

A dança, de embalo romântico, segue os mesmos passos da axé music, do samba, do samba reggae: foram criados pelo povo e são a cara da Bahia. O percussor do Arrocha foi o cantor Pablo (hoje carreira solo), ele durante o seus shows ele sempre pronunciava a palavra "arrocha","arrocha","arrocha"... junto ao grupo Asas Livres, onde o nome pegou e identifica esse ritmo musical.
O estilo conquistou público de classes sociais variadas, adolescentes, jovens e pessoas de mais idade. Trata-se de um movimento social focado nas classes inferiores. Os bailes de Arrocha aconteciam geralmente em clubes sociais de bairros mais humildes de Salvador e das cidades do interior da Bahia e de outros estados do nordeste.

Por tratar-se de um estilo musical apreciado pela população da periferia, começou logo a ser recriminado pela parte elitizada da sociedade, que marginalizou o Arrocha rebaixando o ritmo/movimento restrito ao povo "ignorante das feiras populares". Esse foi o começo do Arrocha. Com sua popularização e, principalmente após um grande canal de TV do estado da Bahia ter realizado um festival nominado "Reino do Arrocha", no Parque de Exposições de Salvador, muitas emissoras de rádio chamadas "de elite" passaram a incluir em suas programações a "nova onda", como também é conhecido o ritmo musical.

Muitas bandas e cantores se destacaram cantando Arrocha, como Asas Livres, Pablo, Nara Costa, Silvano Salles, Tayrone, Latitude 10, Bonde do Maluco, Trio da Huanna, Unha Pintada, Devinho Novaes entre outros.

Nos dias atuais o Arrocha com certeza é uma das potências musicais do nosso país, ritmo nordestino que passou a ser nacional, principalmente depois que o "Gênero Sertanejo" começou utilizar do estilo em suas músicas, e hoje tem grandes hits que estão na boca do povo que vem nessa levada do Arrocha Baiano, e que estão alavancando carreiras sertanejas e espalhando cada vez mais a pegada do Arrocha nacionalmente e internacionalmente...

Hoje o Arrocha leva milhares de pessoas a grandes eventos, seja em espaços públicos ou particulares consolidando ser uma dos gêneros mais fortes e influentes da música popular brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário